sábado, 26 de fevereiro de 2011

Porque março é feminino?

As mulheres, ao longo da história, sempre foram relegadas a um plano inferior. Raras são as religiões, regimes sociais ou de trabalho que colocaram a mulher num patamar sequer próximo ao do homem.

Com a uma participação mais efetiva nas atividades laborais durante o Século XVIII, as mulheres eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, além de estarem mais sujeitas a espancamentos e agressões sexuais, sem que a sociedade dominada pela cultura machista tivesse mecanismos legais que as protegessem.

Somente a partir da Revolução Industrial, em 1789, é que as reivindicações das mulheres exigindo melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos, começam a criar força. No dia o dia 8 de março de 1857, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque decidiram paralisar suas atividades, reivindicando o direito a uma jornada de 10 horas de trabalho, protagonizando assim a primeira greve norteamericana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação, obrigando as operárias a refugiassem-se dentro da fábrica. Com o apoio dos policiais, os donos da empresa trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias mortas na fábrica de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro em homenagem às mulheres.

Talvez muitos achem que não deveria haver “um” Dia Internacional da Mulher e que todos os dias deveriam ser dias internacionais da mulher, o que é verdade. Mas esta data tem um significado que vai além de lembrar a importância das mulheres na construção da sociedade. O Dia Internacional da Mulher é um marco histórico que está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscaram mais dignidade para as mulheres e tornaram as sociedades mais justas e igualitárias. Este dia vai, a cada ano, não só nos lembrar a importância da contribuição da mulher como progenitora da raça humana, mas nos fazer entender o que significa afetividade, compaixão, doação e respeito à vida. Talvez um dia nós, homens, possamos perceber que nossa mais poderosa arma, a força bruta, nos legou esta sociedade violenta, brutalizada na qual vivemos. Talvez o homem entenda, quando entender a mulher, que o mundo está precisando, mesmo, é de um toque feminino. Que assumam e façam o que sabem tão bem fazer: suportar o sofrimento para produzir a vida, abrindo mão de si por amor a ela, porque nós, trogloditas, com honrosas excessões, somos incapazes disso.

Um comentário:

  1. Deixo a Dica para a s Senhoras Feminin Break - http://polarviagens.pt/External/Extratext.htm

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.